Notícias
Questão de: Planejamento e organização

Questão de: Planejamento e organização

29 de janeiro de 2018
https://projetos.habitissimo.com.br

Planejamento e organização

O melhor a se fazer em espaços com áreas reduzidas é planejar. Em áreas pequenas, cada centímetro é importante e colocar muitos móveis e objetos sem sentido e planejamento pode resultar em um espaço confuso e cheio de coisas inúteis. O importante é entender a área e suas necessidades, ocupar com o necessário e que seja funcional para que fique um espaço fluido e agradável. 

planejamento-e-organizacao-1495169.jpg

 

A cor branca como aliada

a-cor-branca-como-aliada-1495168.jpg

A cor branca funciona bem em espaços pequenos, pois a cor reflete e ajuda na percepção de um espaço maior. Utilizar branco em piso, parede e teto não cria linhas que dividem o ambiente e trazem continuidade a ele. É importante se atentar que escolher o branco para tudo pode deixar o espaço frio. Uma opção para isso é escolher pontos de cor na decoração ou colocar madeira também, que ajuda a aquecer o ambiente. 

 

Ocupação vertical

ocupacao-vertical-1495166.jpg

Para ambientes pequenos, livrar o piso para espaços com melhor circulação pode ser uma ótima escolha. Nesses casos, a ideia é ocupar as paredes ao invés do piso, com armários altos, prateleiras, nichos e qualquer opção que sirva para se ganhar área. Uma opção mais ousada é elevar ambientes e criar outros embaixo, como é o caso de colocar a cama no alto e criar uma área de escritório embaixo dele. O ganho de área nesses casos é bastante relevante e um bom planejamento pode solucionar isso da melhor maneira. 

 

Cores, materiais e texturas

cores-materiais-e-texturas-1495165.jpg

Em ambientes pequenos, é preciso se atentar na escolha das cores, materiais e texturas se o gosto for para esse caminho. É possível sim utilizar-se dessas escolhas, mas é preciso prestar atenção para que o espaço não fique poluído e cheio de informações. Em alguns casos, o ambiente pode ficar até menor se não for bem planejado. Uma opção é iniciar com uma base branca e escolher cores e revestimentos em apenas uma das paredes, ou em apenas metade da parede. Assim, formam-se detalhes e uma decoração especifica, sem comprometer na diminuição da área. 

 

Ocupando pequenos terraços

ocupanado-pequenos-terracos-1495164.jpg

Mesmo que pequeno, o terraço sempre pode ser uma continuidade da casa e uma área gostosa. Ocupar seu espaço com os móveis nos cantos e deixar o centro mais livre pode ser uma saída boa. Dessa forma, é possível colocar algum local para sentar, as vezes até uma pequena mesa, sem travar a circulação ao redor. O ambiente será um ganho para toda a casa!

 

Aproveitando os cantos da casa

aproveitando-os-cantos-da-casa-1495163.j

Existem opções que podem ser ótimas escolhas em ambientes pequenos. Optar por ocupar o canto de um espaço pode ser uma dessas ótimas escolhas. Os cantos ou quinas da casa não devem ser áreas perdidas e podem centralizar ali um ambiente todo. É possível colocar um banco em formato L encostado nas paredes para serem os assentos de uma mesa e assim, ganhar consideráveis centimetros. 

 

Banheiros com bons armários

banheiro-com-armario-1495161.jpg

Armários e espaços para armazenar objetos são necessários, independente do tamanho do ambiente. Em banheiros pequenos, a necessidade é a mesma e uma boa solução é optar por cantinhos com armários, sendo eles abertos ou fechados, e também utilizar-se de prateleiras. Esse mobiliário de armazenamento pode dar o toque principal da decoração do banheiro, sendo assim peças também muito úteis, além de bonitas. 

 

Espaços bem iluminados

espacos-bem-iluminados-1495159.jpg

A luz é uma grande aliada quando falamos de amplitude de espaços. Se existem grandes janelas e boa entrada de luz natural, deve-se abusar dela. Nesses casos, é possível escolher alguns revestimentos e cores sem medo de diminuir o espaço, pois a luz trabalha a favor de ampliá-los. Pisos inteiriços, sem emendas e rejuntes, mesmo que sejam coloridos ajudam a dar continuidade a área, sem quebrar e linhas visuais. 

Comente essa publicao