Notícias

O Engenheiro e o Investidor : Semelhanças na personalidade

09 de maio de 2019
https://civilizacaoengenheira.wordpress.com

De fato, a busca pela estabilidade financeira é um grande motivo para diversas ações e escolhas realizadas de uma boa parte das pessoas do mundo. O crescimento profissional e individual é fruto do esforço de cada um , somado ao seu desempenho para obter o sucesso nas esferas de sua vida.

Muitas pessoas não percebem, mas muitas formações profissionais tem grande relação com as características de um investidor de sucesso, e a principal delas é  Engenharia.

Essa conexão entre o perfil profissional e o que é exigido para ser um grande investidor é o principal motivo de existir tantas histórias de sucesso de engenheiros que decidiram aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro oferece.

 

Aqui estão listadas algumas características entre esses dois grupos que estão inter-relacionadas . Ressalta-se que , principalmente, depende muito de cada pessoa.

 

1. Ter a visão de um futuro concreto

 

OI.jpeg

 

O engenheiro pode adquirir , durante sua formação e suas experiências, a capacidade de planejar, elaborar e executar uma atividade, buscando atingir metas e objetivos traçados.Essa noção de futuro e planejamento estratégico é intrínseco também ao investidor, que precisa trilhar seus passos da melhor forma possível, analisando as escolhas friamente e imaginando os possíveis erros durante a execução . 

Uma estratégia de investimento precisa ser bem planejada, assim como o planejamento da construção de uma barragem. É necessário que o investidor consiga definir seus objetivos, desenhar todos seus futuros passos e entender perfeitamente sua estratégia de negócios, desde a fundação até finalização

É claro que nenhum projeto técnico é aprovado por um profissional se o objetivo não for palpável, concreto e possível. Essa realidade se aplica também para seus investimentos. De nada adianta projetar um arranha-céu se não possuir recursos, tempo e espaço para isso.

 

2. Estar apto a solucionar problemas

 

755x430.jpeg

O dia de um investidor não é ausente de contratempos e mudanças de cenário, ainda mais em tempos como esses. Quem escolhe estar à frente do mercado e procura os melhores investimentos deve aprender a ser flexível e responsivo. O que não significa abandonar o projeto inicial, e sim apenas aprimorá-lo!

Da mesma forma, o engenheiro ele pode ser definido como o profissional que soluciona problemas, dos mais diversos possíveis. o Engenheiro Civil durante uma obra deve estar preparado para as diversas problemáticas, desde a empresa de cimento faltar na data da entrega até uma chuva repentina de grande proporções. Ele deve ser a pessoa que consegue obter uma solução de forma fácil e econômica , ou seja, da melhor forma que o momento oferecer.

A visão analítica sobre uma situação permite ao investidor ter êxito na solução de possíveis problemas que encontrará em sua jornada no mercado. Dessa forma, um raciocínio estruturado, lógico e sistemático é um traço essencial para o triunfo de suas aplicações.

A própria escolha dos investimentos é feita com base em análises profundas sobre cada ação e a forma como o mercado está se comportando, conhecidas como análise técnica e análise fundamentalista.

 

3. Buscar continuamente novos conhecimentos

quiz.jpg

 

Notavelmente, a engenharia em si é um conhecimento mutável, ou seja, o conhecimento de hoje pode não ser o mesmo de amanha, sempre há a atualização. Isso deve-se ao avanço intermitente da tecnologia e da ciência humana. O Engenheiro deve buscar o gosto pelo conhecimento e pelo aprendizado, com o objetivo de se tornar cada vez mais capacitado para realizar suas atividades.

Quanto ao investidor, o dever de se manter informado sobre novas notícias e novas ferramentas de análises , como exemplo a probabilistica , é uma chave para o sucesso do “Player” no mercado de ações.  A frequente atualização de técnicas e a busca constante por se tornar um especialista são traços exigidos de alguém que deseja obter grandes retornos no mercado financeiro.

As fontes de conhecimento são extremamente numerosas. Entretanto, de nada basta acompanhar todos os noticiários econômicos se não conseguir olhar analiticamente para o cenário. Felizmente, existem profissionais que vivem do mercado tempo suficiente para conseguir passar esse conhecimento e essa visão para iniciantes.

Comente essa publicação