Notícias

Inovações no setor da construção civil – Execução da Obra

27 de setembro de 2018
https://civilizacaoengenheira.wordpress.com

Seguindo a linha das inovações tecnológicas na engenharia civil, já introduzidas no post Inovações no setor da Construção Civil – Inteligência Artificial, vê-se o quanto as tecnologias avançaram se comparado a séculos atrás e como isso se intensificou recentemente.

Vendo por outro ângulo, a construção civil demorou a incorporar tecnologias importantes. Esse processo só se acelerou no século atual, e há muitas novidades interessantes em campo. A tendência é que as inovações tecnológicas e as obras de construção civil andem juntas, se tornando cada vez mais inseparáveis.

 

Essas novas tecnologias na construção civil objetivam realizar obras que sejam mais amigas do meio ambiente, com menores custos, maior qualidade e rapidez.

Sendo assim, elencou-se abaixo inovações, algumas futuristas, e outras já bem mais aplicadas nas construções nesse ano de 2018.

 

  • Cidades inteligentes

Consistem em áreas urbanas nas quais existem integrações de informações referentes à infraestrutura e os recursos, proporcionando uma gestão mais eficiente.

Para que essa ideia funcione é fundamental o uso de sistemas de informática na coleta e análise de dados e também o uso de tecnologia nas construções. Assim, é preciso que as estruturas da cidade contem com sistemas de eficiência energética, construção de sistemas multimodais de transporte e uma infraestrutura que permita a eficiência na distribuição de energia, de água e também de telecomunicações.

 

  • Projetos sustentáveis

Se as cidades inteligentes parecem inovações muito distantes da sua realidade, os projetos sustentáveis, por outro lado, surgem como opções cada vez mais buscadas.

Eficiência energética, tratamento de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais e métodos construtivos mais enxutos fazem parte desses projetos e ajudam a viabilizar a sustentabilidade nas obras.

Entre os itens que estão em crescimento podemos citar os tijolos inteligentes, que são estruturas modulares e ecológicas. Além disso apresentam outras vantagens como custo reduzido e possibilidade de serem produzidos com materiais reciclados.

 

  • Construção enxuta

Esse tipo de construção é baseada no conceito Just in time, muito aplicado em outros ramos da indústria. O conceito diz que nada deve ser destinado à produção, transportado e até comprado sem que se defina o momento ideal para essas ações.

Também fazem parte da construção enxuta: o controle do ritmo da produção, o monitoramento de todos os procedimentos visando um trabalho mais eficiente e o corte daqueles processos que não trazem benefícios reais às obras.

 

  • Drones

Os drones não são novidade – e já têm sido utilizados em alguns setores da construção civil. Mas a tendência é que eles passem a ser ainda mais importantes, afinal a expectativa é que o preço dessa tecnologia diminua, principalmente com a chegada de novos modelos e fabricantes.

Com os drones, é possível inspecionar os canteiros de obra de maneira muito mais eficiente e rápida, até mesmo em locais difíceis de serem visualizados e acessados. No Brasil, algumas construtoras já estão usando essa tecnologia para realizar inspeções e registros fotográficos das suas obras.

 A construtora vai ser como uma montadora de carro. Depois do projeto pronto, será feita a montagem do prédio. Os fornecedores vão entregar o material pré-fabricado, pré-moldado e técnicos especializados farão a montagem. Não haverá mais espaço para tijolo sobre tijolo, afirmou José Carlos Martins, o presidente da CBIC.

Comente essa publicação