Notícias
Honeycomb

Honeycomb

04 de janeiro de 2017
http://www.archdaily.com.br

O escritório BIG é conhecido por seus edifícios pouco convencionais que muitas vezes levantam a questão: "como eles foram capazes de fazer isso?" É o caso do Honeycomb, um luxuoso edifício de oito pavimentos atualmente em construção nas Bahamas. A marca do projeto é a sua fachada hexagonal composta por varandas privadas, cada uma com a sua própria piscina exterior e fechamento em vidro. A fachada foi também o maior desafio de engenharia do projeto, com cada varanda pesando entre 48 e 122 mil quilogramas (incluindo a água das piscinas) e projetando-se em balanços de até 5,5 metros.

 

Hexagonal%206.png

Hexagonal%208.png

 

Por apresentar uma geometria pouco convencional, a fachada hexagonal exigiu um uso cuidadoso dos materiais, assim, todo o concreto usado no edifício foi reforçado para garantir a rigidez estrutural do conjunto.

 

Hexagonal%207(1).png

 

Ao passo que a profundidade dos balanços cria um espaço externo, os equipamentos instalados na varanda impuseram um desafio extra. Tanto a cozinha de verão como a piscina exigiram um núcleo de serviços que fosse acessível e à prova d'água.

 

Hexagonal.png

 

As varandas são compostas por uma laje reforçada de 33 cm de espessura. O que é especialmente inteligente, e que permite que a laje tenha essa espessura, é que as placas da laje "se dobram para baixo no ponto mais profundo da piscina, alinhando-se com a parede da unidade inferior" e apoiando-se sobre ela.

 

Hexagonal%201.png

 

Um fator essencial para o projeto foi o uso de um concreto especial capaz de suportar balanços de mais de 17 metros sem apoios. Isto foi alcançado através da redução do peso da laje, mantendo a sua resistência e rigidez.

 

Hexagonal%202(1).pngHexagonal%203.png

Comente essa publicação