Notícias

Concreto protendido precisa de manutenção?

24 de maio de 2019
https://civilizacaoengenheira.wordpress.com

A manutenção é fundamental para qualquer projeto de engenharia e construção civil. No caso do concreto protendido, isso não podia ser diferente.

Esse tipo de prática consiste em aumentar a resistência da estrutura de concreto através da mistura com cabos de aço, promovendo uma tensão uniforme e diminuindo o desgaste natural. Isso traz diversos benefícios, incluindo uma melhor capacidade de absorção de forças.

a1

 

As perdas acontecem em todo o tipo de sistema. Neste caso, elas podem ser imediatas ou progressivas.

Uma das formas de ocorrerem perdas imediatas é logo após o processo de tensão, em que pode ocorrer um atrito entre a bainha e o aço. Elas também podem acontecer após a acomodação das cunhas nas ancoragens e por conta do próprio equipamento de protensão.

Já as perdas progressivas podem ocorrer por conta da relaxação dos cabos de protensão.  Além disso, é normal a erosão do próprio concreto, por ser um material naturalmente propenso a isso.

Para diminuir os efeitos das perdas é preciso realizar manutenções. Vamos ver como elas são feitas.

 

A Manutenção do Concreto Protendido

A natureza desse tipo de estrutura garante uma redução na necessidade de manutenções. Mas mesmo assim, é sempre necessário ficar atento para garantir a segurança e a vida útil dos projetos. O primeiro passo é, é claro, a inspeção.

Nessa etapa são levadas em consideração todas as informações prévias sobre a estrutura como o projeto original e todo o histórico de manutenções e vistorias, prestando atenção especial aos danos já existentes e suas causas. Essas informações então são combinadas com um estudo do que se espera do projeto, inclusive em condições extremas, visando a partir disso preparar respostas para possíveis problemas.

A partir disso são elaborados os planos de ação em função da necessidade. Em casos de urgência, que devem ser evitados a qualquer custo, são tomadas ações provisórias, que garantam a segurança dos usuários enquanto não é tomada uma atitude mais definitiva.

 

Já as ações de prevenção são as mais comuns e visam proteger os componentes das perdas progressivas citadas acima. Em casos de perdas mais graves, é preciso estabelecer um processo de reparação, que é mais lento e trabalhoso.

a2

Vamos ver alguns exemplos dos procedimentos na manutenção do concreto protendido.

Como dito, o concreto é um material inerentemente propenso a deteriorações, provocadas pela erosão e o contato com o ambiente, sem consequências mais graves. Mas isso não quer dizer que vá ser ignorado. No caso de pequenas imperfeições simples, é necessário raspar a área afetada e reaplicar o concreto de modo a ficar uniforme novamente.

Já no caso mais sério de fissuras ou fendas nas estruturas, o ideal é limpá-las com um jato de ar e aplicar um material selante para fechar os orifício. fechar as falhas no concreto.

Lembrando que é necessário sempre estar atento às normas da ABNT sobre os materiais e os coeficientes de seguranças mínimos para cada estrutura.

Comente essa publicação